terça-feira, 11 de maio de 2010

CONHECENDO HIPERTEXTO

O mundo das tecnologias é um universo de possibilidades e esconde inúmeras surpresas. A invenção da internet foi uma história extraordinária que revolucionou a humanidade e aproximou todos os povos com seus conhecimentos e culturas. Através dela é possível adquirir e divulgar conhecimentos, além de muito mais...
Uma descoberta interessante, no início desta unidade, é a utilização do hipertexto que traz em si próprio resposta e explicações para termos de uso não convencional.
Segundo Lévy 1993, Hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou parte de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. (...) Funcionalmente, é um tipo de programa para a organização de conhecimentos ou dados, a aquisição de informações e a comunicação.
Ao navegar por um hipertexto, descobrindo a cada momento novas informações, foi uma experiência emocionante, pois, apesar de já ter experimentado este tipo de leitura, com as orientações dadas no curso e com apoio dos textos do guia do cursista, foi possível aproveitar de modo muito mais profundo e abrangente esta atividade.
O hipertexto é um produto textual muito interessante, uma vez que proporciona a oportunidade de navegar além de ler. É uma dupla ação que permite uma aquisição e construção de conhecimento muito maior e, portanto, um instrumento de grande utilidade para os educadores e estudantes.
Paras mim, além de gratificante, foi muito proveitoso e enriquecedor. A cada atividade realizada é uma dificuldade superada e muitos conhecimentos adquiridos. Este curso está contribuindo significativamente com o meu crescimento profissional e pessoal e será muito utilizado no exercício de minhas atribuições.

Maria Eunete Guimarães Tavares


Porto Nacional, 11 de maio de 2010.

4 comentários:

  1. olá colega Eunete, gostei demais do seu texto sobre hipertexto ficou demais, seu blog tambem esta bem criativo parabéns. beijos Oneide

    ResponderExcluir
  2. Eunete, você soube alinhar palavras do campo semântico da História como "invenção", a outras da área específica das tecnologias.O texto ficou bem interessante!Muito bom mesmo!
    Bom estudo!
    Bjos!
    Ester de Melo Mendes

    ResponderExcluir
  3. Eunete, parabéns pelo seu blog!
    O interessante no seu relato sobre hipertexto é o seu crescimento no curso.
    Confesso que só agora depois desse curso fiquei animada para trabalhar com blogs. Tenho aprendido bastante e com certeza irei utilizar de maneira eficiente e útil na minhna função.

    ResponderExcluir
  4. Eunete,

    Gostei muito de sua atividade e com certeza irá contribuir muito. Me interessei bastante em conhecer mais o seu blog.

    evina

    ResponderExcluir