segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CONCEITUANDO CURRÍCULO E SUA INTEGRAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS




De acordo as leituras realizadas, currículo é o conjunto de conhecimentos e ações a serem realizadas em uma instituição educativa.
O currículo expressa o projeto pedagógico da escola, organiza e orienta determinada prática educativa. Ao elaborá-lo a escola deve sempre levar em consideração o aluno, a sociedade e a cultura. Na composição do currículo cabe à escola decidir acerca das experiências que deverão ser desenvolvidas a partir das necessidades históricas colocadas pelo aluno e pela sociedade, fundamentando-se em critérios de ordem filosófica, política, econômica, cultural, social e pedagógica.
Maria Aparecida da Silva
http://www.pbh.gov.br/smed/cape/artigos/textos/maria.htm
Acessado em 27/09/10.

A autora se expressa muito bem esclarecendo esse conceito e demonstrando a abrangência do currículo no âmbito escolar. Fica evidente a importância da valorização de todos os aspectos do currículo para elaboração do projeto pedagógico da instituição. Currículo não pode ser entendido apenas como as disciplinas da estrutura escolar, mas como todos os saberes, explícitos e implícitos, as culturas, a história, as questões sócio-econômicas, a filosofia de vida de todos os envolvidos no processo.
Todos os valores acima citados, devem se organizarem na construção do projeto pedagógico escolar. E é ai que entra o importante papel das tecnologias. Elas podem contribuir de forma significante com os projetos que constituem o currículo escolar.
Na sociedade moderna, denominada era tecnológica e da informação, os alunos trazem consigo saberes tecnológicos adquiridos nas suas vivencias do dia-a-dia; cabe a instituição escolar organizar esses saberes no seu projeto pedagógico. Muitos discentes já trazem consigo muitas habilidades na área tecnológica e podem contribuir com a construção do conhecimento dos colegas e facilitar o trabalho pedagógico do professor.
Um dos desafios da educação é integrar efetivamente as tecnologias ao currículo. Nesse campo o ponto cruciante é a formação do professor. Costa, 2005, afirma que: “a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia”. Significa dizer que os recursos midiáticos precisam ser utilizados com objetivos definidos, bem planejados, com atividades ou projetos que conduzam os estudantes ao alcance das habilidades e competências previstas. Para isso é Necessário investir na formação do professor. Significa que além de equipar as escolas, fator importante, considerar que o professor é o condutor desses recursos e precisa mudar de mentalidade para fazer uso deles com habilidade e eficácia.
O curso “Ensinando e Aprendendo com as TICs” veio contribuir muito com essa transformação oportunizando o professor a adquirir conhecimentos teóricos e práticos para operar os recursos com eficiência.

Maria Eunete Guimarães Tavares

Porto Nacional, 27/09/2010.

8 comentários:

  1. Eunete,

    As reflexões explicitadas nos conduzem a uma nova concepção do vem a ser um curriculo e da responsabilidade que temos enquanto educadoras.
    Valeu garota, muito bom.
    Evina Gomes

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  2. Sem dúvida que este curso nos possibilitou uma aprendizagem imensurável. Compreender o uso das tecnologias e mudar a nossa prática, faz de nós profissionais cada vez mais engajados nessa revolução tecnológica.
    Parabéns pelo seu texto, Eunete.Você, como sempre, bem precisa em suas colocações.
    Um abraço,
    Ester de Melo Mendes

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  3. Com certeza colega o currúculo expressa o projeto pedagógico da escola, organiza e orienta determinada prática educativa. Ao elaborá-lo a escola deve sempre levar em consideração o aluno, a sociedade e a cultura, possibilitando uma aprendizagem de qualidade.
    Rosilde

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  4. Eunete,
    é importante temos consciência que a tenologia tem muito a contribuir com o desenvolvimento do currículo. No entanto o professor precisa saber que ele sendo o condutor das ativdades prevista na escola, tem também que saber lidar com as ferramentas disponíveis na área tecnologica.
    Parabéns!!
    Sua reflexão mostra como nós educadores temos necessidade de acompanhar os avanços tecnologicos!!

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  5. Eunete, gostei muito desta reflexão sua:
    Fica evidente a importância da valorização de todos os aspectos do currículo para elaboração do projeto pedagógico da instituição. Currículo não pode ser entendido apenas como as disciplinas da estrutura escolar, mas como todos os saberes, explícitos e implícitos, as culturas, a história, as questões sócio-econômicas, a filosofia de vida de todos os envolvidos no processo.
    Realmente o currículo não é apenas disciplinas, mas tudo que envolve o aprendizado.
    bjo.

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  6. Olá Eunete, eu não poderia deixar passar a oportunidade de fazer uma reflexão a respeito do texto que você relatou aqui. Muito bem colocado o conceito e a aplicabilidade do currículo na escola. Você fez uma retrospectiva importante em relação ao currículo, a tecnologia e o professor. Sem a apropriação por parte do professor das tecnologias de informação não vamos avançar muito. E o curso Ensinando e Aprendendo com as TIC veio de encontro ao anseio desse grupo muitas vezes esquecidos e desvalorizados que são os professores.
    Pedro Demo reforça isso muito bem quando afirma que o professor é a tecnologia das tecnologias e precisa se portar como tal. Mas há necessidade de se olhar o professor com um olhar mais humano.
    Parabéns!
    Um abraço, Rosileide

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  7. Olá querida,
    É importante sim termos sempre em mente que o currículo não consiste somente no conjunto de disciplinas a serem ministradas. Ter uma visão macro do conceito de currículo nos ajuda a planejar de forma mais eficiente nossa prática docente.

    Um abraço,
    Marla
    P.S.: Gosto muito de tê-la como minha assessora.

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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