quarta-feira, 6 de outubro de 2010

MEMORIAL REFLEXO

As aprendizagens construídas neste curo foram inusitantes. Pois foram tantas! Posso até afirmar que este curso foi um divisor de águas, digo, de metodologias em minha vida profissional. Com ele aprendi muito, desde elaborar documentos até o manuseio destes em mídia. Construir e interagir no blog, navegar na wilkpédia, cadastrar e navegar no Portas Curta Petrobrás, no Youtube, no slideshere e outros e poder encontrar os materiais que necessito para assessorar os professores incentivando-os a enriquecer suas aulas. Tudo isso foi muito gratificante. Além disso, as leituras dos textos do módulo são muito ricas e dão uma abertura, em termos de conhecimentos, para uma nova visão em relação às mídias na educação.
As dificuldades foram muitas. A maior delas foi a falta de conhecimentos prévios sobre informática básica para manusear e desenvolver bem as atividades que o curso propõe. Outra dificuldade foi a falta de conhecimento dos termos técnicos que a informática utiliza e ainda a pouca disponibilidade de tempo para me dedicar bem aos estudos e práticas das atividades e dos conhecimentos adquiridos.
Para solucionar tais dificuldades tive o apoio das colegas de curso, nas trocas de experiências através da interação no fórum e nos blogs e das tutoras, que não mediram esforços para nos atender com muita dedicação e empenho.
Hoje posso utilizar as mídias com muito mais facilidade e eficiência. E, a cima de tudo, adquirir uma nova visão sobre a importância e utilização dos recursos tecnológicos na educação. Posso interagir com os professores através do blog e por e-mail e muito mais facilmente consigo atendê-los em suas necessidades. Descobrir que o uso das tecnologias facilita muito o nosso trabalho e a vida de professor.
Antes do curso a minha relação com as tecnologias era muito restrita. Algumas pesquisas na internet, digitação de textos, alguns pobres slides... Pouco utilizava esses recursos.
O curso foi muito rico. Pude aprender muito e utilizar as aprendizagens em minha prática profissional. O diferencial do curso é a aplicabilidade pois se aprende fazendo; essa é a verdadeira aprendizagem. Parabenizo as tutoras Elizangela e Reijane pela dedicação e eficiências na condução das atividades e paciência no atendimento aos cursistas.

Maria Eunete Guimarães Tavares
Cursista

Porto Nacional, 06 de outubro de 2010.

Um comentário:

  1. Oi Eunete, você é uma rande profissional. É verdade que este curso nos proporcionou muitos aprendizados. E como nos fortalece no nosso caminhar pessoa e profissional. Essa reflexão que fizemos, serve para registrar isso.
    bjo.

    ResponderExcluir