quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

INOVAÇÃO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA




Por: Maria Eunete Tavares

Em acolhimento a proposta da SEDUC, implementar os projetos de feira de ciências escolar, as Assessoras de Currículo Francisca de Assis M. de Oliveira – Ciências e biologia – Maria Eunete G. Tavares – Ensino Religioso – Patrícia Silva Carvalho – Educação física – realizaram uma oficina, com o tema: “Elaboração de Projeto Científico”, nas Escolas Marechal Artur da Costa e Silva e Carmênia Matos Maia como formação continuada prevista no calendário escolar.
A oficina teve como objetivo contribuir com os docentes na metodologia de trabalho com projetos que possa oportunizar a construção do conhecimento científico a partir das experiências extra escolar dos estudantes de modo a interferir na comunidade local de forma positivo. Esses projetos terão com culminâncias a apresentação nas Feiras das Ciências.
A oficina ocorreu em dois momentos: Dia 27 (vinte e sete) de janeiro na Escola Marechal Artur da C. e Silva e dia 30 (trinta) na Escola Carmênia M. Maia; ambas com duração de quatro horas.
No decorrer da oficina foi apresentada a importância da inovação dos projetos científicos de modo a contemplar as exigências da atual sociedade; como elaborar corretamente um projeto científico, explorando passo a passo e, posteriormente, os participantes em pequenos grupos, simularam a elaboração de um projeto.
Durante a apresentação, os participantes interagiram fazendo perguntas e expondo experiências. No momento da simulação do projeto houve uma calorosa discussão nos grupos o que resultou em propostas para a realização efetiva do projeto de iniciação científica da escola.
Os envolvidos das escolas participantes avaliaram o trabalho como: positivo, proveitoso, produtivo, de grande aprendizagem, de troca de experiência e interação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário